top of page
  • Foto do escritorAndre Mota

Respirar pela boca

Você sabia que a respiração oral na infância pode ter uma série consequências negativas para a saúde do seu filho e que algumas delas podem ser irreversíveis?


O aumento das amígdalas e adenoide (comumente chada de "carne esponjosa") é a principal causa de roncos e apneia na infância. Diferente dos adultos, que ficam sonolentos após uma conturbada noite de sono, a criança pode apresentar hiperatividade, agressividade, diminuição do rendimento escolar e isolamento social.


Há também uma diminuição da liberação do hormônio do crescimento e maior propensão para enurese noturna (fazer xixi na cama!). E não para por aí! A respiração oral pode levar à alterações no crescimento facial irreversíveis e repercussões cardiopulmonares nos casos severos.

Toda criança que apresenta roncos ou respiração oral precisa realizar uma consulta com um otorrinolaringologista para definir qual diagnóstico e o qual melhor tratamento para o caso. #respiradororal #adenoide #amigdalas #adenoidectomia #otorrino #itajai #balneariocamboriu




4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page